As vacinas podem ser intercambiáveis.
Porém, a orientação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é que o esquema vacinal deve ser realizado com o mesmo produto utilizado na dose inicial, sempre que possível. Na impossibilidade de concluir o esquema com o mesmo produto, caso ele não esteja disponível ou não se saiba qual foi o utilizado na dose inicial, pode ser utilizado o produto que estiver disponível para continuidade do esquema.
A vacina hexavalente, disponível em clínicas particulares de vacinação, oferece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas pelo Haemophilus influenzae b, e poliomielite causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3.
A vacina pentavalente, disponível pelo SUS, oferece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae b. A conhecida como “VIP”, é indicada para prevenir contra a poliomielite causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3.
A diferença entre elas está no fato de a vacina fornecida pelo SUS é composta de células inteiras da Bordetella pertussis, enquanto que a das clínicas particulares é acelular.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: ACESSAR LINK. Acesso em: 20 Jul. 2020.
Sociedade Brasileira de Imunizações. Vacinas combinadas à DTPa. Última atualização: 20 Abr. 2020. Disponível em: ACESSAR LINK Acesso em: 20 Jul. 2020.
Sociedade Brasileira de Imunizações. Comissão Técnica de Revisão de Calendários e Consensos – SBIm. Nota técnica. Intercambialidade das vacinas DTPa-VIP-HB/Hib de diferentes fabricantes. Publicação em 30 Out. 2020. Disponivel em: ACESSAR LINK Acesso em: 20 Jul. 2020.
A-44 Vacinação/medicação preventiva
Bruna Moretti Luchesi – Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3385433655310047
Humberta Correia Silva Azambuja – Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pelo Pós-Graduação em Enfermagem do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Coordenadora de Imunização da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9234378314085470