O sintoma mais comum do câncer de mama é o surgimento de um nódulo (presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher) ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares tem maior chance de ser maligno. Porém, os cânceres de mama podem ser sensíveis, moles, redondos ou até dolorosos. Por isso, é importante que qualquer nova massa mamária, caroço ou alteração mamária seja examinada por um profissional de saúde experiente.
Outros possíveis sintomas incluem: inchaço de toda ou parte de uma mama; dor na mama ou mamilo; nódulo único endurecido; inversão do mamilo; inchaço da pele (edema); pele do mamilo ou da mama vermelha, seca, descamada ou espessada; secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos e gânglios linfáticos inchados.
É importante lembrar que, apesar de ser mais frequente em mulheres, os homens também podem desenvolver câncer de mama.
Sinais e sintomas do Câncer de Mama. Instituto Oncoguia, 24/07/1010. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-mama/1383/34/>. Acesso em: 13/11/2020.
Câncer de Mama. Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível em: <https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-mama>. Acesso em: 13/11/2020.
X21 Sinais/sintomas da mama feminina, outros
Nayara Sibelli Fante Cassemiro
http://lattes.cnpq.br/0664087105584194
Caroline Rezende Lima
Thaíssa Vieira Caixeta