A APS (Atenção Primária à Saúde) é importante para o indivíduo, uma vez que analisa ele como um todo, os aspectos sociais, econômicos, culturais e territoriais. Com isso, ela pode ministrar informações de higiene, a respeito da promoção de saúde, nas escolas. Ademais, as principais orientações, no que tange a higiene pessoal, são escovar os dentes corretamente (visando prevenir cáries, isso pode ser feito por meio de profissionais da odontologia), lavar as mãos antes de consumir alimentos e após utilizar o banheiro ( uma vez que impede doenças, como resfriado, conjuntivite e herpes ), ingerir água (colabora com o metabolismo e tratamento de enfermidades, como a Covid-19) , fazer o descarte correto do lixo (haja vista que evita a dengue, leptospirose e verminoses), manter as unhas limpas e aparadas ( dificulta o desenvolvimento de doenças como furúnculo, dermatite, mastite e osteomielites) , uso de máscaras (se estiver com sintomas gripais, com a finalidade da não transmissão de enfermidades como gripes, resfriados e Covid-19) e evitar o empréstimo de garrafas e itens de uso pessoal ( proteção contra gripes, resfriados e dermatites). Entretanto, referente ao ambiente escolar, as prescrições são oferecer saneamento básico (serve como obstáculo para doenças relacionadas ao trato gastrointestinal, por exemplo disenterias), disponibilizar álcool em gel ( age como um entrave para o coronavirus, H1N1 e influenza), manter o ambiente limpo e organizado ( exerce um papel de barreira, no que tange o estresse, alergias respiratórias e ansiedade) e deixar as janelas abertas sempre que possível (importante para prevenção da tuberculose e síndromes gripais). No entanto, as doenças consomem a energia das crianças e,consequentemente, diminuem vigorosamente a capacidade de aprendizagem dos pequenos, sendo um obstáculo para as crianças que buscam escapar da pobreza. Logo, a escola é um local propício para a propagação de conhecimentos relacionados com a higiene, haja vista que ela é uma extensão da família e comunidade, com isso, ela deve adotar medidas de higiene pessoal e coletiva e transmitir esses conhecimentos aos educandos, com o fito de promover e estimular a educação em saúde no ambiente escolar.
Referências:
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RAMOS, L. S. et al. Instruções de higiene na escola e na sociedade como ação de saúde e prevenção de doenças: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 10, p. e4558-e4558, 2020. Disponível em:<https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/4558>. Acesso em: 19 ago. 2023.
World Organization of National Colleges Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians. Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP 2) – Comitê Internacional de Classificação da WONCA. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; 2009. Disponível em:< https://www.sbmfc.org.br>. Acesso em: 19 ago. 2023.
Descritores CIAP2
P29-Falta de higiene
T45- Educação em saúde