Telessaúde MS

Tempo de Leitura

2 minutos

Data de Postagem

06/12/2023

RESPOSTA:

Os métodos de rastreamento dos transtornos de ansiedade são fundamentais para identificar precocemente os sintomas , envolver uma abordagem psicossocial, avaliar a gravidade do transtorno de ansiedade e reduzir danos. Desse modo, a Atenção Básica pode recorrer a instrumentos de rastreamento na própria unidade de saúde e no ambiente escolar:

  • Escala de Gravidade e Prejuízo da Ansiedade (EGPA) – disponibilizada pelo Ministério da Saúde. Essa escala consiste em cinco perguntas , as quais estão relacionadas com determinados sintomas específicos de ansiedade e sua frequência na rotina do entrevistado, que devem ser respondidas em “nada”, “leve”, “moderada” “grave” ou “extremamente grave”. Esse teste pode ser administrado coletivamente, em sala de aula, com a presença de um professor responsável. O preenchimento do questionário é feito pelo próprio aluno. Depois de respondidos, os questionários são devolvidos à equipe da APS para a investigação dos casos de transtorno de ansiedade. Assim, ele pode ser realizado por profissionais da saúde , ACS e professores.

Disponível em : https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/ansiedade/escala-de-gravidade-prejuizo/

  • “Self Report Questionnaire” (SRQ-20) – é uma escala de autorrelato que busca realizar a detecção de sintomas psicossomáticos, ou seja, sugere nível de suspeição (presença/ ausência) de algum transtorno mental, mas não discrimina um diagnóstico específico.A versão original, composta por 24 itens, foi desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, estudos de evidências de validade foram realizados por Santos, Araújo e Oliveira (2009) e Santos et al. (2010) ,atualizados para 20 questionamentos. É um instrumento autoaplicável, de rápida aplicação, com escala dicotômica (sim ou não) para cada questão, sendo que cada resposta “sim” é cumulativa de pontos, podendo a pontuação final variar de 0 a 20. Se o resultado for maior ou igual a sete respostas “sim”, comprova-se sofrimento mental. Deve ser aplicado somente por profissionais formados na área de saúde.

Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/teste-srq_20/

Depreende-se, portanto, a importância desses testes de rastreamento de transtornos mentais em estudantes , visto que atuam como método de prevenção e promoção em saúde mental.

Referências:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BRASIL. Cadernos de Atenção Básica (nº 34) – Saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 176 p. ISBN 978-85-334-2019-9.

BRASIL. MEC, Ministério da Educação.PSE -Programa Saúde na Escola. 2020. Brasília/DF. Disponível em : http://pse.mec.gov.br. Acesso em 07 set. 2023.

Como está sua saúde mental? Disponível em: <https://portal.coren-sp.gov.br/teste-srq_20/>.

ESTANISLAU, G.M.; BRESSAN, R. A. (orgs).Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Escala de Gravidade e Prejuízo da Ansiedade (EGPA). Disponível em: <https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/ansiedade/escala-de-gravidade-prejuizo/ >. Acesso em: 24 out. 2023.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conheça as ações do Programa Saúde na Escola desenvolvidas nas escolas de todo o Brasil. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/pelo-menos-13-acoes-do-programa-s aude-na-escola-serao-desenvolvidas-nas-escolas-de-todo-o-brasil. Acesso em: 07 out. 2023.

Rastreamento / Diagnóstico – Transtornos de Ansiedade no adulto. Disponível em: <https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/ansiedade/unidade-de-atencao-primaria/rastreamen to-diagnostico/#pills-rastreamento>.

Santos, K. O. B. et al. Avaliação de um instrumento de mensuração de morbidade psíquica: estudo de validação do self-reporting questionnaire (SRQ-20). Revista Baiana de Saúde Pública, v.34 ,n. 3,p. 544-560, 2010.

SILVEIRA, L. B.; KROEFF, C. da R.; TEIXEIRA, M. A. P.; BANDEIRA, D. R. Uso do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para identificação de grupo clínico e predição de risco de suicídio. Revista Psicologia e Saúde, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 49–61, 2022.

Descritores CIAP2:

T45 Educação em saúde

P23 Sinais/sintomas relacionados ao comportamento do adolescente

P29 Sinais/sintomas psicológicos

Teleconsultor:

Juliana Dias Reis Pessalacia – Pós Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP), Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043784563120025

Priscila Damaceno Santos – Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Franca (UNIFRAN), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Enfermeira-área da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5205986415667053

Anna Louisa Nince Ferreira – do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Isabel Ribeiro Olegário – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5104212940220060

Mariailce Bastione Pinho do Nascimento – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Pamela Gonçalves Nascimento – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sthefany de Souza Pinha Sartore – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.