Os métodos de rastreamento dos transtornos de ansiedade são fundamentais para identificar precocemente os sintomas , envolver uma abordagem psicossocial, avaliar a gravidade do transtorno de ansiedade e reduzir danos. Desse modo, a Atenção Básica pode recorrer a instrumentos de rastreamento na própria unidade de saúde e no ambiente escolar:
Disponível em : https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/ansiedade/escala-de-gravidade-prejuizo/
Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/teste-srq_20/
Depreende-se, portanto, a importância desses testes de rastreamento de transtornos mentais em estudantes , visto que atuam como método de prevenção e promoção em saúde mental.
Referências:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Cadernos de Atenção Básica (nº 34) – Saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 176 p. ISBN 978-85-334-2019-9.
BRASIL. MEC, Ministério da Educação.PSE -Programa Saúde na Escola. 2020. Brasília/DF. Disponível em : http://pse.mec.gov.br. Acesso em 07 set. 2023.
Como está sua saúde mental? Disponível em: <https://portal.coren-sp.gov.br/teste-srq_20/>.
ESTANISLAU, G.M.; BRESSAN, R. A. (orgs).Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Escala de Gravidade e Prejuízo da Ansiedade (EGPA). Disponível em: <https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/ansiedade/escala-de-gravidade-prejuizo/ >. Acesso em: 24 out. 2023.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conheça as ações do Programa Saúde na Escola desenvolvidas nas escolas de todo o Brasil. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/pelo-menos-13-acoes-do-programa-s aude-na-escola-serao-desenvolvidas-nas-escolas-de-todo-o-brasil. Acesso em: 07 out. 2023.
Rastreamento / Diagnóstico – Transtornos de Ansiedade no adulto. Disponível em: <https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/ansiedade/unidade-de-atencao-primaria/rastreamen to-diagnostico/#pills-rastreamento>.
Santos, K. O. B. et al. Avaliação de um instrumento de mensuração de morbidade psíquica: estudo de validação do self-reporting questionnaire (SRQ-20). Revista Baiana de Saúde Pública, v.34 ,n. 3,p. 544-560, 2010.
SILVEIRA, L. B.; KROEFF, C. da R.; TEIXEIRA, M. A. P.; BANDEIRA, D. R. Uso do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para identificação de grupo clínico e predição de risco de suicídio. Revista Psicologia e Saúde, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 49–61, 2022.
Descritores CIAP2:
T45 Educação em saúde
P23 Sinais/sintomas relacionados ao comportamento do adolescente
P29 Sinais/sintomas psicológicos
Teleconsultor:
Juliana Dias Reis Pessalacia – Pós Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP), Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043784563120025
Priscila Damaceno Santos – Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Franca (UNIFRAN), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Enfermeira-área da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5205986415667053
Anna Louisa Nince Ferreira – do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Maria Isabel Ribeiro Olegário – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5104212940220060
Mariailce Bastione Pinho do Nascimento – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Pamela Gonçalves Nascimento – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Sthefany de Souza Pinha Sartore – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.