O Programa Nacional de Triagem Neonatal, também conhecido como Teste do Pezinho, é um exame de triagem obrigatório no Brasil e que serve para identificação de seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase¹. Deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e 5º dia após o nascimento¹. Não sendo possível a realização neste período, priorizar a realização do exame no período neonatal, ou seja, no primeiro mês de vida².
Para maiores informações sobre o assunto, recomendamos a leitura da seguinte Segunda Opinião Formativa (SOF): ACESSAR LINK
O dia 06 de junho é Dia Nacional do Teste do Pezinho.
1 BRASIL. Ministério da Saúde. Agência de Saúde. Ministério da Saúde reforça a importância do Teste do Pezinho entre o 3º e 5º dia de vida. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: ACESSAR LINK Acesso em 01 de junho de 2020.
2 NÚCLEO DE TELESSAÚDE DE SANTA CATARINA. Quando realizar o Teste do Pezinho? Se realizado fora do prazo, o resultado tem a mesma validade? Disponível em: ACESSAR LINK Acesso em 01 de junho de 2020.
A98 – Medicina preventiva/manutenção da saúde
Vânia Paula Stolte Rodrigues
Enfermeira, Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias