É importante esclarecer que o câncer de mama não tem causa única. Diversos fatores se relacionam ao risco de desenvolver a doença, entre eles, a idade.
Sabemos que mulheres que têm filhos em idade avançada correm mais risco de desenvolver câncer de mama. Estudos mostraram que as mulheres que dão à luz com mais de 30 anos correm um risco 63% maior de ter a doença do que aquelas que se tornam mães aos 22 anos.
Uma das explicações da relação da idade da gravidez e o risco aumentado do câncer de mama é que as células das mamas crescem rapidamente e isso eleva a chance de uma multiplicação anormal, que pode causar um dano genético, que mais tarde pode se tornar um tumor mamário.
Nas mulheres com mais de 35 anos, essa mutação celular é mais comum.
Vale ressaltar que a amamentação é fator de proteção quando falamos em câncer de mama: quanto maior o tempo, maior o benefício – tanto para a saúde da mãe quanto para a do filho.
Estudos mostraram que em mulheres jovens que já tiveram câncer de mama, a gravidez não aumenta o risco da recidiva após um tratamento bem sucedido.
Ademais, gravidez tardia também representa um fator de risco para câncer de ovário.
W72 Neoplasia maligna relac. com gravidez
Nayara Sibelli Fante Casemiro – Médica especialista Ginecologista/ Obstetra e Mastologia. Docente do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Fernando Carli de Oliveira – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.