No século XX, com o intuito de padronizar os dados epidemiológicos e assim possibilitar a comparação de dados e otimizando os estudos em epidemiologia, convencionou-se que os dados seriam coletados com base em semanas, logo utilizou-se da semana epidemiológica como princípio de divisão para os dados estatísticos na área da epidemiologia (PAHO, 2016).
As semanas epidemiológicas são contadas, geralmente, a partir de domingo e sempre terminam em um sábado; entretanto, essa contagem pode variar, pois um dos principais critérios de contagem baseia-se em convenções internacionais que consideram que a primeira semana epidemiológica de um ano é aquela que apresenta maior número de dias do mês de janeiro, já a última semana epidemiológica é a que contém mais dias do mês de dezembro, nesse sentido, 1 ano pode conter 52 ou 53 semanas epidemiológicas (PAHO, 2016).
As semanas epidemiológicas não estão completamente restritas ao ano ao qual pertencem, as semanas podem contar com alguns dias do ano anterior ou posterior, essa afirmativa pode ser facilmente verificável a partir da análise dos calendários epidemiológicos dos anos de 2018, 2019 e 2020. Os calendários epidemiológicos podem ser acessados pelo site do Sistema de Informação de Agravos de Notificação pelo link http://www.portalsinan.saude.gov.br/calendario-epidemiologico.
Vale ressaltar que a epidemiologia é uma ciência que estuda o processo de saúde- doença de forma ampla na sociedade, analisa a distribuição dos agravos e os determinantes de saúde, a fim de determinar medidas de prevenção, controle e erradicação de doenças, além de servir como base para o planejamento de políticas em saúde (ROUQUAYROL; SILVA, 2018). Logo, a padronização dos dados em semanas epidemiológicas é de extrema importância para o desenvolvimento de práticas de saúde coletiva.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Calendário Epidemiológico 2022. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Disponível em: <http://www.portalsinan.saude.gov.br/calendario-epidemiologico> Acesso em: 14. ago 2022.
PAHO- Pan American Health Organization. Epidemiological Calendar 2016: A basic element for the use of the time variable in health surveillance. Communicable Diseases and Health Analysis, 2016. Disponível em <https://www.paho.org/hq/dmdocuments/2016/2016-cha-epidemiological end ar.pdf > Acesso em 16 ago. 2022.
ROUQUAYROL, Maria Zélia; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Epidemiologia & Saúde. 8a edição. Rio de Janeiro: MEDBOOK, 2018.