Resposta:
Como forma de incorporar a atividade física nas instituições de ensino, o profissional da APS deve desenvolver estratégias que atraiam a participação do público-alvo. Entre essas estratégias podem ser citadas: passeios ciclísticos, gincanas esportivas, apresentação de esportes pouco conhecidos no Brasil, visitas de esportistas vitoriosos, exibição de companhias musicais e de dança, entre outros. Esses são projetos simples que podem ser desenvolvidos de maneira fácil e rápida pelos organizadores. No entanto, alguns projetos elaborados com mais tempo e recursos também podem ser realizados e trarão um resultado de excelência. Bom exemplo disso é o “Dia do Esporte na escola” no qual determinado dia do ano letivo seria separado exclusivamente para práticas corporais.
Assim, ao realizar essas técnicas na escola o profissional da APS estará não só prevenindo os estudantes de doenças crônicas, obesidade, depressão e outras enfermidades, mas também estimulará a autoestima pessoal uma vez que eleva a qualidade de vida física do ser humano.
Referências:
CASTRO, R. C. L. DE .; KNAUTH, D. R.. Papel dos atributos dos profissionais médicos na produção da abordagem centrada na pessoa em atenção primária à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 2, p. 803–812, fev. 2022.
FONSECA, Jaqueline Silva et al. Imagem corporal e autoestima em adolescentes da rede pública estadual de Salvador-Bahia. Psicologia em Estudo, [S.l.], v. 28, 08 maio 2023.
RIBEIRO, S. P.; CAVALCANTI, M. DE L. T.. Atenção Primária e Coordenação do Cuidado: dispositivo para ampliação do acesso e a melhoria da qualidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 5, p. 1799–1808, maio 2020.
SILVA, J. A. DA . et al.. Programas de intervenção para atividade física nas escolas brasileiras: revisão com base no modelo RE-AIM. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 9, p. 3443–3456, set. 2019.
SOUZA, E. A. DE . et al.. Atividade física e alimentação saudável em escolares brasileiros: revisão de programas de intervenção. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, n. 8, p. 1459–1471, ago. 2011.
Descritores CIAP2
-45 Educação em saúde/ aconselhamento/ dieta
A98 Medicina preventiva/ manutenção da saúde
P03 Tristeza/ Sensação de depressão
T82 Obesidade
Teleconsultores
Juliana Dias Reis Pessalacia – Pós Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE USP), Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043784563120025
Priscila Damaceno Santos – Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Franca (UNIFRAN), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Enfermeira-área da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5205986415667053
Alexandre Augusto Souza – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3714447196905318
Ana Carolina Cortina Ajala – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Lattes: https://lattes.cnpq.br/8021543588938116
Matheus Henrique Sa Branco – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3040717448152084
Vithor Peixoto Medeiros – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.