O lazer é um ponto de atuação da Atenção Primária à Saúde (APS), pautado em programas, como o Programa Saúde na Escola (PSE), a execução de ações na escola é uma importante estratégia de suporte a crianças e adolescentes.
Desse modo, a atuação da APS pode ser feita de diversas formas e pode estar centrada no desenvolvimento de práticas físicas, intelectuais, artísticas e culturais. Entre essas ações a serem realizadas, pode-se destacar:
Posto isto, evidencia-se que a execução dessas atividades contribui positivamente no desenvolvimento das crianças e adolescentes em fase escolar, uma vez que, o lazer está relacionado ao desenvolvimento pessoal e social em razão dos impactos das atividades em grupo e compartilhamento de experiências e vivências interpessoais, além do desenvolvimento cognitivo e motor e prevenção de doenças. Assim, o lazer está diretamente associado à promoção de saúde.
Referências:
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Descritores CIAP2
-45 Educação em saúde/aconselhamento/dieta
A98 Medicina preventiva/manutenção da saúde
P22 Sinais/sintomas relacionados ao comportamento da criança P23 Sinais/sintomas relacionados ao comportamento do adolescente
Teleconsultor
Juliana Dias Reis Pessalacia – Pós Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE USP), Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043784563120025
Priscila Damaceno Santos – Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Franca (UNIFRAN), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Enfermeira-área da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5205986415667053
Arthur Hideki Nascimento Yokoda – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1521977837172512
Beatriz Fortuna Sabotto – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8783822659747356
Geovana Santiago do Nascimento – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2421382769400646
Maria Luisa Terra Rangel – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4652266738820555
Tatiane de Oliveira Borges – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1008509772124529