Telediagnóstico

O que é?

Serviço de apoio ao diagnóstico no qual os exames são realizados em uma determinada localidade e enviados para emissão de laudo por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação.

NOTÍCIAS

Teledermatologia: implantação do serviço nos municípios de Inocência e Água Clara

Conforme a adesão do Estado de Mato Grosso do Sul à Oferta Nacional de Telediagnóstico em Dermatologia, por meio do Núcleo Técnico Científico de Telessaúde do Mato Grosso do Sul e do Ministério da Saúde em parceria com o Telessaúde de Santa Catarina, destacamos que os municípios da Macrorregião de Três Lagoas e Corumbá, foram contemplados com recurso estadual para implantação do serviço.

Os laudos são emitidos pelos médicos dermatologistas em um prazo de até 72 horas, dando assim, rapidez aos encaminhamentos, identificando e priorizando os casos mais graves, diminuindo o número de encaminhamentos desnecessários e reduzindo o tempo para marcação de consultas especializadas.

Em Mato Grosso do Sul a Teledermatologia já foi implantada nos municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

No mês de junho foi implantada no município de Inocência, e iniciamos a implantação em Água Clara.

Os treinamentos são realizados por meio de uma Plataforma totalmente integrada aos processos do SUS com os médicos e enfermeiros que utilizarão o serviço.

Treinamento realizado com o município de Selviria no dia 09 de março de 2021
Treinamento realizado com o município de Selviria no dia 09 de março de 2021

O programa Telessaúde Mato Grosso do Sul está implantando o serviço de Telediagnóstico em dermatologia em parceria com o Núcleo Telessaúde de Santa Catarina – Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e Ministério da Saúde, inicialmente na macrorregião de Três Lagoas e Corumbá.

Os municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Selviria e Santa Rita do Pardo já adquiriram o equipamento, realizaram capacitação, e iniciaram a realização dos exames.

A utilização do serviço de Teledermatologia é extremamente importante para melhorar a agilidade no atendimento, havendo possibilidade de reduzir os encaminhamentos da fila de regulação e ampliando a resolutividade da Atenção Primária à Saúde.

instruções de telediagnóstico

Como solicitar Telediagnóstico?

Para solicitar Telediagnóstico é necessário fazer login no STT

https://stt.telessaude.ufsc.br/ontd/

Como enviar exames?

Para enviar exames  é necessário fazer login no STT

https://stt.telessaude.ufsc.br/ontd/

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Telefones

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Dúvidas clínicas são Teleconsultorias e devem ser enviadas somente pelo sistema de Teleconsultoria e não por este Fale Conosco do site. Para solicitar uma Teleconsultoria, se cadastre gratuitamente primeiro clicando aqui.

Copyright 2020 Telessaúde Mato Grosso do Sul - Todos os direitos reservados.