teledERMATOLOGIA​

O que é o teledERMATOLOGIA?

A Teledermatologia é um modelo funcional de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à Saúde e do atendimento especializado. Utiliza protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e, quando necessário, sugerir a conduta clínica na Atenção Primária à Saúde.

Nosso objetivo é qualificar a fila de espera para consulta com especialista, além de melhorar o acesso dos pacientes ao diagnóstico e manejo de problemas dermatológicos.

COMO fUNCIONA?

O Médico solicita o Telediagnóstico em Dermatologia e encaminha o paciente para Unidade de Saúde cadastrada como Ponto de Telediagnóstico onde é realizado o registro fotográfico. Posteriormente, tal registro é enviado juntamente às informações clínicas do paciente via plataforma para o Núcleo Especialista laudar.

O laudo é feito por especialistas do Núcleo de Telessaúde de SC/UFSC e tem o prazo de até 72h para ser devolvido à unidade solicitante, onde o médico fará a devolutiva com o paciente. Esse laudo pode ser visualizado pelo médico solicitante, pelo profissional que realizou o exame e pelo paciente por meio de protocolo de acesso.

Manuais de Teledermatologia

Clique abaixo para ver o manual do médico solicitante ou manual técnico de Teledermatologia.

Quem pode utilizar o serviço?

Prioritariamente médicos da Atenção Primária à Saúde dos municípios onde o serviço está implantado, cadastrados com usuário e senha no Sistema de Telemedicina e Telediagnóstico de Santa Catarina (STT/SC) e PNTD.

QUAIS LOCAIS PODEM TER UM PONTO DE TELEDIAGNÓSTICO?

A Coordenação Nacional do Programa Telessaúde Brasil Redes recomenda que a discussão de implantação de pontos seja levada à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), local próprio para tomada de decisões mais sistêmicas. Os pontos de Telessaúde em telediagnóstico podem ser instalados em diversos tipos de estabelecimentos de saúde: Unidades de Atenção Básica e em Centros Especializados. A definição do local de implantação deste ponto é realizada localmente junto aos gestores municipais e/ou estaduais.

COMO IMPLANTAR O SERVIÇO NO MUNICÍPIO

Protocolo e orientações:

1 –  Ler as Resoluções abaixo:

Corumbá e Três Lagoas
Campo Grande e Dourados

2 – Preencher a Manifestação de Interesse e aguardar o contato para os demais passos.

Obs: Após o primeiro contato, você será direcionado ao preenchimento do formulário de configuração. 

3 – Solicitar o Termo de compromisso pelo email ou via WhatsApp.

Obs: O município encaminha o Termo de Compromisso, preenchido e assinado, para o email do NT Telessaúde MS, abaixo:

telessaude.ms@saude.ms.gov.br

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Telefones

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

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