teledERMATOLOGIA

O que é?

A Teledermatologia é um modelo funcional de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à Saúde e do atendimento especializado. Utiliza protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e, quando necessário, sugerir a conduta clínica na Atenção Primária à Saúde.

Nosso objetivo é qualificar a fila de espera para consulta com especialista, além de melhorar o acesso dos pacientes ao diagnóstico e manejo de problemas dermatológicos.

Como funciona?

O Médico solicita o Telediagnóstico em Dermatologia e encaminha o paciente para Unidade de Saúde cadastrada como Ponto de Telediagnóstico onde é realizado o registro fotográfico e enviado com as informações clínicas do paciente via plataforma para o Núcleo Especialista laudar.

O laudo pode ser visualizado pelo médico solicitante, pelo profissional que realizou o exame e pelo paciente por meio de protocolo de acesso.

Benefícios da Teledermatologia
Rapidez e redução de filas

Diminui o número de encaminhamentos desnecessários e reduz o tempo para marcação de consultas especializadas, agilizando o atendimento dos casos graves.

Acesso

Disponibilizado em qualquer Unidade Básica de Saúde, facilita o acesso a exames no próprio município e leva o atendimento especializado para mais próximo da população.

Baixo investimento

Baixo investimento para implantação, sendo necessário apenas um kit dermatoscópio (máquina fotográfica digital, adaptador de lentes e dermatoscópio).

Descentralização do atendimento

Oferta o serviço de forma distribuída ao levar a resposta do especialista para o local onde o paciente se encontra.

Tecnologia Avançada

Plataforma totalmente integrada aos processos do SUS e passível de ser adaptada e estendida de acordo com as necessidades do gestor de saúde.

Suporte e condutas clínicas

Fornece uma sugestão de conduta clínica ao médico baseada no Protocolo de Conduta de Doenças Dermatológicas na Atenção Básica.

Fluxo para realização do exame
Quem pode utilizar o serviço?

Médicos da Atenção Primária à Saúde dos municípios onde o serviço esta implantado cadastrados com usuário e senha no Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT).

Solicitar Telediagnóstico

Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT)

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Nos ligue!

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Copyright 2020 Telessaúde Mato Grosso do Sul - Todos os direitos reservados.