Telessaúde MS

TELE ESTOMATOLOGIA?

O que é ?

O Tele-estomatologia MS é um serviço de telediagnóstico para doenças que se manifestam como lesões no sistema estomatognático. O objetivo é dar suporte aos profissionais de saúde/cirurgiões-dentistas no que diz respeito ao diagnóstico e manejo de lesões maxilofaciais, evitar encaminhamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera para consulta em serviço especializado para os casos de alto risco para neoplasia. Esse projeto é realizado pelo Núcleo Telessaúde/MS, com financiamento e apoio da SES-MS e Ministério da Saúde, e cooperação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Este aplicativo foi desenvolvido pelo Laboratório de Odontologia Digital da Universidade Federal da Paraíba sob orientação do Prof. Dr. Paulo Bonan, Prof. Dr. Edson Lucena e Profa. Dra. Claudia Melo.

Como funciona?

Depois de realizado o pedido de telediagnóstico, os dados referentes ao caso serão avaliados pela equipe de teleconsultores do Telessaúde-MS, especialistas em patologia bucal e estomatologia. Essa equipe emitirá uma resposta, que estará disponível em até 72 horas. Nessa resposta será indicada o diagnóstico mais provável, possíveis diagnósticos diferenciais e sugestões de conduta. Cabe ressaltar que para isso será necessário encaminhar todas as informações necessárias constantes no formulário on-line. Para acessar a resposta é fácil, é só aguardar o e-mail que receberá após o teleconsultor responder o seu caso, e acessar o app para ver a resposta.

Quem pode utilizar o serviço?

Todos os cirurgiões-dentistas e médicos que atuam na APS/AB e nos Centros de Especialidades Odontológicas em Mato Grosso do Sul.

Como faço para solicitar?

Entre no endereço https://teleestomato-mato-gr-12h8.glideapp.io/  baixe o aplicativo no seu celular, faça o seu login, senha e relate o seu caso. Durante a consulta com o paciente, é fundamental você tirar a(s) foto(s) da lesão e preencher o exame clínico estomatológico minucioso e detalhado (formulário on-line no app de tele-estomatologia). Depois disso, é só relatar o caso clínico preenchendo a solicitação e anexar a(s) foto(s) da(s) lesão(ões) e exames de imagem (caso tenha realizado). Você encontra o tutorial de fotos no próprio app.

ATENÇÃO. Em situações em que o paciente apresente lesões com aspectos diferentes, recomenda-se a realização de solicitações separadas.