O teste rápido de sífilis é indicado para gestantes com histórico de tratamento anterior para a doença?

Tempo de leitura
5 minutos
Postagem
07/01/2021
O teste rápido de sífilis é indicado para gestantes com histórico de tratamento anterior para a doença?

Os testes rápidos para sífilis são considerados testes treponêmicos, pois envolvem a detecção de anticorpos antitreponêmicos específicos no sangue (1,2). Desta forma, em pacientes já tratadas para sífilis, estes testes permanecerão reagentes praticamente pelo resto da vida, o que limita seu uso nestas condições (2).
Frente à possibilidade de recidivas ou reinfecções, a execução do VDRL quantitativo é preferível, pois seus títulos correlacionam-se diretamente com a atividade da doença (2). Casos de VDRL reagente e teste rápido para sífilis também reagente podem significar sífilis ativa, latente ou tratada (1). A diferenciação dependerá da história clínica/epidemiológica e da titulação dos anticorpos obtidos com o VDRL quantitativo. Porém, se nesta mesma condição, o VDRL apresentar-se não reagente, pode-se estar diante de um caso de sífilis primária (com possível cancro) ou sífilis tratada, situações que deverão ser avaliadas pelo médico através do exame clínico e da história da paciente (1).

Os testes laboratoriais para o diagnóstico da sífilis devem ser feitos em duas etapas, uma de triagem e outra confirmatória. Independentemente da sistemática adotada para a triagem das amostras é fundamental que toda amostra reagente seja submetida a um teste não treponêmico quantitativo e a um teste treponêmico (1).

Havendo o tratamento correto, há queda progressiva dos títulos, podendo se negativar em 9 a 12 meses, ou permanecer com títulos residuais baixos (cicatriz sorológica). Valores baixos na titulação do VDRL podem significar doença recente ou antiga, tratada ou não. Nessa situação são necessárias sorologias não treponêmicas seriadas e a solicitação de testes treponêmicos (2). Dois títulos baixos (inferiores a 1:8) no VDRL, com um intervalo de 30 dias ou mais, excluem doença recente. Um VDRL negativo exclui sífilis ativa, respeitando o período de incubação. Três títulos sucessivamente baixos (inferiores a 1:8) com um intervalo superior a 30 dias, sem sinais clínicos de reinfecção, indicam cicatriz sorológica. Um VDRL reagente seguido de um teste treponêmico não reagente significa possível falso-positivo (2). As técnicas mais conhecidas para obtenção de sorologia treponêmica são a FTA-Abs (Fluorescent Treponemal Antibody-Absorption), o MHATP (Treponema Pallidum Microhemaglutination), o TPHA (Treponema Pallidum Hemaglutination) e o Elisa (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay). São específicos para anticorpos antitreponêmicos, sendo reativos a partir do 15º dia de infecção, o que os torna apropriados para a confirmação da sífilis e para a exclusão de falso-positivos na sorologia não treponêmica.

Referências
  1. Sífilis: Estratégias para Diagnóstico no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, Coordenação de Doenças sexualmente Transmissíveis e Aids. 2010. 100p. (Série TELELAB). Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/page/2012/50768/manual_sifilis_miolo_pdf_53444.pdf Acesso em: 13 maio 2015.

  2. De Lorenzi, D. R. S., Fiaminghi, L. C., & Artico, G. R. (2009). Transmissão vertical da sífilis: prevenção, diagnóstico e tratamento. Femina, 37(2), 83-90. Disponível em: http://www.febrasgo.org.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Feminav37n2p83-90.pdf Acesso em: 13 maio 2015.
Descritores CIAP2

W71 Infecções que complicam a gravidez

Teleconsultora

Nayara Sibelli Fante Cassemiro
http://lattes.cnpq.br/0664087105584194

Apoio Acadêmico

Caroline Rezende Lima

Thaíssa Vieira Caixeta

Com dúvida clínica?

Essa resposta foi gerada a partir de Teleconsultoria, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde.

Gostou? Tem mais!

Confira mais Perguntas Frequentes.

Veja o que tem sido mais perguntado pelos profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul.

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Nos ligue!

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Copyright © 2020 - Telessaúde MS - CETELTI Ana Damore 

Ajuda?