O uso de minipílula é recomendado para mulheres que não estão mais amamentando?

Tempo de leitura
5 minutos
Postagem
15/12/2020
O uso de minipílula é recomendado para mulheres que não estão mais amamentando?

          Por não conterem estrogênio as minipílulas são indicadas, preferencialmente, em situações em que há contraindicação absoluta ou relativa para o uso de estrogênios, presença de efeitos adversos com o uso do estrogênio ou durante a amamentação.

          A eficácia contraceptiva é maior durante o período da lactação. Quando as pílulas são tomadas de forma correta, ocorre menos de uma gravidez para cada 100 mulheres que as usam durante o primeiro ano (nove para cada 1.000 mulheres). A taxa de falha com o uso típico é de 3% a 5%.

          Sem a proteção adicional da amamentação, as minipílulas não são tão eficazes quanto à maioria dos outros métodos hormonais.

          A mais recente preparação de pílula só de progestagênio contém 75 mcg/ dia de desogestrel, nível que excede o necessário para inibir a ovulação (60 mcg/dia) sendo, portanto mais efetiva na contracepção que as outras formulações. Estudo randomizado controlado em que se comparou o uso do desogestrel 75 mcg/dia com LNG 0,030 mg/dia, o índice de Pearl foi de 0,14 e 1,17 respectivamente. Além de maior eficácia contraceptiva, a inibição da ovulação com esta formulação é mantida mesmo com um atraso de até 12 horas na ingestão diária e o retorno da ovulação leva pelo menos sete dias após o esquecimento ou atraso na ingestão diária.

          Estas propriedades distinguem a pílula contendo desogestrel das demais minipílulas.

Referências

Finotti, Marta. Manual de anticoncepção. — São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2015.

Descritores CIAP2

W11 Contracepção oral

Teleconsultora

Nayara Sibelli Fante Casemiro –  Médica especialista  Ginecologista/ Obstetra e Mastologia. Docente do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0664087105584194

Apoio Acadêmico

Caroline Rezende Lima

Thaíssa Vieira Caixeta

Com dúvida clínica?

Essa resposta foi gerada a partir de Teleconsultoria, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde.

Gostou? Tem mais!

Confira mais Perguntas Frequentes.

Veja o que tem sido mais perguntado pelos profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul.

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Nos ligue!

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Copyright © 2020 - Telessaúde MS - CETELTI Ana Damore 

Ajuda?