Existem técnicas que possam auxiliar a redução da ansiedade e da insônia?

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Postagem
22/10/2020
Existem técnicas que possam auxiliar a redução da ansiedade e da insônia?

A insônia e a ansiedade são problemas bidirecionais, ou seja, uma vez ansioso pode-se resultar em dificuldades no sono, e uma vez com insônia desencadear uma resposta ansiosa do organismo. Para isso existem técnicas ou terapias complementares que podem auxiliar na redução de ambas as condições.

Essas terapias fundamentam-se em estratégias não farmacológicas, com base científica ou não, e têm sido indicadas por vários especialistas como soluções amenas para diversas enfermidades, dentre elas, a insônia e a ansiedade. Dentre as terapias mais indicadas encontram-se: a atividade física, a meditação, as técnicas de relaxamento, a massagem, dentre outros1.

Atividade física é uma aliada para redução da ansiedade e melhora na qualidade do sono, exercícios como caminhadas, dança e bicicleta ergométrica são algumas das atividades aeróbicas que podem ser consideradas na terapia física. As recomendações variam, mas pelo menos 30 minutos de exercício supervisionado de intensidade moderada pelo menos três vezes, por semana por um mínimo de nove semanas, é considerado eficaz2-3.

Técnicas de relaxamento como a meditação, ioga e exercícios de respiração, produzem benefícios cognitivos e aumentam a dopamina, um neurotransmissor relacionado, por exemplo, com o humor e o prazer4.

Ao mais, as terapias complementares como musicoterapia e acupuntura têm-se mostrado eficazes e, aliadas a outras formas de tratamento, auxiliam na redução da ansiedade e insônia, uma vez que proporcionam bem-estar e lazer5.

Assegurar-se de uma rotina incluindo ações de autocuidado como: exercício físico, meditação ou relaxamento, aliados a uma alimentação saudável, incluindo frutas e verduras e beber uma quantidade adequada de água diariamente, são importantes auxiliares na redução da ansiedade e da insônia6.

Referências
  1. Braz AS et al. Uso da terapia não farmacológica, medicina alternativa e complementar na fibromialgia. Bras. Reumatol. São Paulo, 2011; 51(3): 275-82.

  2. Nyström MB, Neely G, Hassmén P. Tratar a depressão maior com atividade física: uma visão geral sistemática com recomendações. Cogn Behav Ther. 2015; 44: 341 – 52 .

  3. Stanton R, Reaburn P. Exercício e o tratamento da depressão: uma revisão das variáveis ​​do programa de exercícios.J Sci Med Sport. 2014; 17:177 – 82.

  4. Ravindran AVet al. Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) 2016 Clinical Guidelines for the Management of Adults with Major Depressive Disorder. Can J Psychiatry. 2016 Sep; 61(9): 576–87.

  5. Lubian l, Bossardi CN. Revisão sistemática sobre a eficácia de estratégias não farmacológicas no tratamento da ansiedade: uso da musicoterapia e da acupuntura. Bras. Tecnol. Soc. 2018; 5(1).

  6. Weide JN et al. Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. Porto Alegre: PUCRS/ Campinas: PUC-Campinas; 2020.
Descritores CIAP2

P01 Sensação de ansiedade/nervosismo/tensão
P06 Perturbação do sono

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Juliana Dias Reis Pessalacia – Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Priscila Kelly da Silva Neto – Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pelo Pós-Graduação em Enfermagem do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Especialista de Serviços de Saúde na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul – Núcleo Regional de Saúde de Três Lagoas.

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