Que benefícios o aleitamento materno traz para o bebê e para a mãe?

Tempo de leitura
3 minutos
Postagem
27/08/2020
Que benefícios o aleitamento materno traz para o bebê e para a mãe?

O leite materno é um recurso natural capaz de preservar e melhorar a saúde, combater a pobreza e as desigualdades, melhorar a produtividade no trabalho, empoderar as mulheres e proteger a biodiversidade. Funciona como a primeira vacina de um bebê e dá a ele todo o alimento que precisa. Por isso as campanhas estão sabiamente mais assíduas ao incentivo do aleitamento materno.

Sabe-se que o leite materno é um alimento completo, isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. Além disso, a amamentação aumenta o laço afetivo entre mãe e filho e possui vários benefícios para ambos.

As vantagens para o bebê incluem: redução da mortalidade infantil, proteção contra diarréias, infecções respiratórias e alergias, redução do risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes, e obesidade, prevenção de formação incorreta dos dentes e problemas na fala, melhor desenvolvimento e crescimento, além de estímulo da inteligência, uma vez que há evidências de que a amamentação desenvolve a cognição.

Somando-se a isso, a mãe apresenta diminuição do sangramento no período pós-parto, menor incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, proteção contra doenças cardiovasculares, como o infarto, bem como perda de peso acelerada.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Dez passos para uma alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos: um guia para o profissional da saúde na atenção básica. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Descritores CIAP2

A45 Educação em saúde/ aconselhamento/ dieta

Teleconsultores

Nayara Sibelli Fante Casemiro –  Médica especialista  Ginecologista/ Obstetra e Mastologia. Docente do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0664087105584194


Gabriela de Oliveira da Silva Bastos – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4935773424989286


Sabrina Zancani Ribeiro – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9612333101829945

Com dúvida clínica?

Essa resposta foi gerada a partir de Teleconsultoria, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde.

Gostou? Tem mais!

Confira mais Perguntas Frequentes.

Veja o que tem sido mais perguntado pelos profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul.

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Nos ligue!

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Copyright © 2020 - Telessaúde MS - CETELTI Ana Damore