Caso a pessoa tenha viajado recentemente, existe recomendação para isolamento domiciliar após seu retorno?

Tempo de leitura
5 minutos
Postagem
18/08/2020
Caso a pessoa tenha viajado recentemente, existe recomendação para isolamento domiciliar após seu retorno?

Pessoas provenientes de locais de transmissão comunitária, devem permanecer em isolamento domiciliar por 7 dias, pelo risco de desenvolvimento de sintomas, assim como transmissão do vírus a demais pessoas da família e comunidade. Caso apresente sintomas durante o período de monitoramento de 7 dias deve-se realizar coleta de swab para RT PCR e manter-se isolado junto de quem reside.

O isolamento domiciliar funciona da seguinte maneira: 1- Sintomáticos: 10 dias a contar da data de início de sintomas, estando de alta se estiverem há 24h sem febre e sem sintomas respiratórios e não havendo mais alguém com sintomas gripais ou testado positivo para COVID-19 na residência; 2- Assintomáticos: 10 dias do resultado do RT-PCR e 7 dias para sorologia IgM ou IgA positivos; 3- Assintomáticos com exame de sorologia IgG positivo: sem isolamento obrigatório; 4- Contatos domiciliares de casos confirmados, mesmo que negativos: manter isolamento domiciliar pelo mesmo período do caso confirmado. Destacamos neste grupo os profissionais caminhoneiros.

O período de transmissibilidade é, em média, de 7 dias após o início dos sintomas, sendo que o período de maior transmissibilidade são os primeiros (3 a 5 dias). Também se sabe que pode ocorrer transmissão mesmo sem o aparecimento dos sinais e sintomas (pré-sintomáticos). Esses dados justificam a necessidade de isolamento por 10 dias nos casos sintomáticos e nos assintomáticos com testagem positiva, com o objetivo de prevenir a transmissão para pessoas sadias.

Para os casos de viagem internacional, recomenda-se isolamento domiciliar voluntário por 7 dias após o desembarque, mesmo que não tenha apresentado os sintomas. Também deve haver reforço dos hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão. Caso apresente sintomas de gripe, deve-se seguir as orientações do Ministério da Saúde para isolamento domiciliar.

Referências

Referências:

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SUL. Nota técnica nº14: Vigilância em Saúde / Gerência Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias. Revisão 14. Campo Grande – MS. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo de tratamento do Novo Coronavírus (2019 n-Cov). 1º ed. 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA. Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o novo Coronavírus. São Paulo – SP. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a doença. Disponível em https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca

 

Descritores CIAP2

R74 Infecção Aguda do Aparelho Respiratório Superior (IVAS)

Teleconsultores

Vinícius de Jesus Rodrigues Neves – Médico de Família e Comunidade. Docente do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7389719494618747 


Juliana Dias Reis Pessalacia – Enfermeira. Doutora e Pós Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Pós Graduação em Enfermagem e do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043784563120025 


Rebeca Batista. Graduanda de Medicina do Campus de Três Lagoas da  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1070051038277977


Bruno Ferreira e Silva. Graduando de Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6338240169676902

Com dúvida clínica?

Essa resposta foi gerada a partir de Teleconsultoria, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde.

Gostou? Tem mais!

Confira mais Perguntas Frequentes.

Veja o que tem sido mais perguntado pelos profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul.

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Nos ligue!

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Copyright © 2020 - Telessaúde MS - CETELTI Ana Damore