A medicação anti-tuberculose deve ser tomada apenas em jejum?

03/08/2020
A medicação anti-tuberculose deve ser tomada apenas em jejum?

O esquema básico para tratamento da tuberculose faz uso combinado de até 4 fármacos (isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol) em um único comprimido, utilizado em uma única tomada diária, preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). O TDO envolve o uso do medicamento pelo paciente realizado sob a observação de um profissional de saúde ou de outros profissionais capacitados, idealmente em todos os dias úteis da semana, com local e horário a combinar.

Embora exista a flexibilidade no horário de uso do medicamento por conta do acompanhamento profissional, nos casos em que o TDO é recomendado, estudos clínicos controlados que avaliaram a farmacocinética dos agentes antituberculosos administrados próximos às refeições demonstraram redução significativa na biodisponibilidade geral na maioria desses fármacos, com redução nas concentrações sanguíneas máximas e aumento no tempo necessário para alcança-las. Esse tipo de alteração pode reduzir a exposição adequada dos fármacos ao organismo do paciente, aumentando a chance de tratamento pouco eficiente ou desenvolvimento de resistência. Além disso, a administração próxima ao horário de refeição poder induzir reações adversas gástricas como intolerância digestiva (náusea e vômito) e epigastralgia. Portanto, é fortemente recomendado que o medicamento seja usado em jejum (pelo menos 30 minutos antes de uma refeição ou 2 horas após), sempre que possível.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil_2_ed.pdf. Acesso em: 24 Jul. 2020.

Lin, M.Y., et al. Impact of food and antacids on the pharmacokinetics of anti-tuberculosis drugs: systematic review and meta-analysis. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, v.14, n.7, p. 806-818, 2010.

Saktiawati, A.M.I. et al. Impact of food on the pharmacokinetics of first-line anti-TB drugs in treatment-naive TB patients: a randomized cross-over trial. Journal of Antimicrobial Chemotherapy, v.71, n.3, p. 703–710, 2016.

A70 – Tuberculose

Lucas Gazarini – Farmacêutico, Doutor em Farmacologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5145465424080347

Com dúvida clínica?

Essa resposta foi gerada a partir de Teleconsultoria, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde.

Gostou? Tem mais!

Confira mais Perguntas Frequentes.

Veja o que tem sido mais perguntado pelos profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul.

Nos ligue!