É possível administrar, no mesmo dia, duas vacinas intramusculares no mesmo local?

Tempo de leitura
5 minutos
Postagem
28/07/2020
É possível administrar, no mesmo dia, duas vacinas intramusculares no mesmo local?

No adulto, a administração de duas vacinas no mesmo deltoide deve ser evitada, exceto se os imunobiológicos forem administrados por diferentes vias (uma subcutânea e outra intramuscular, por exemplo).

O local recomendado para a administração simultânea de duas vacinas, principalmente em crianças menores de 2 anos de idade, é o vasto lateral da coxa. A administração no mesmo músculo não diminui o efeito da vacina, nem aumenta a chance da ocorrência de eventos adversos. Porém, as injeções devem ser sobre o eixo da coxa, separadas por pelo menos 2,5 cm de distância.

As vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) consistem, em sua maioria, de um volume de 0,5 mL (com exceção a vacina de Hepatite B, que é de 1,0 mL para maiores de 19 anos e 2,0 mL para imunocomprometidos). Na via intramuscular, o volume máximo apropriado é de até 5,0 mL, ou seja, podem ser administradas duas vacinas concomitantemente na mesma região muscular. Isso acontece, principalmente devido à grande quantidade de imunobiológicos disponíveis e para aproveitar a mesma visita aos serviço de saúde.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf. Acesso em: 20 Jul. 2020.

Descritores CIAP2

A-44 Vacinação/medicação preventiva

Teleconsultoras

Bruna Moretti Luchesi – Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3385433655310047

Humberta Correia Silva Azambuja – Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pelo Pós-Graduação em Enfermagem do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Coordenadora de Imunização da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9234378314085470

Com dúvida clínica?

Essa resposta foi gerada a partir de Teleconsultoria, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde.

Gostou? Tem mais!

Confira mais Perguntas Frequentes.

Veja o que tem sido mais perguntado pelos profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul.

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Nos ligue!

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Copyright © 2020 - Telessaúde MS - CETELTI Ana Damore