O que é Doença Falciforme?

Tempo de leitura
5 minutos
Postagem
13/07/2020
O que é Doença Falciforme?

A Doença Falciforme é uma enfermidade de origem genética, onde ocorre a mudança no formato das hemácias. Normalmente, uma hemácia tem um formato de disco, mas na doença falciforme ela passa a ter um formato de foice – por isso o nome falciforme. Inicialmente era denominada apenas anemia falciforme¹. É importante destacar que a doença falciforme não está relacionada à deficiência de ferro.

A pessoa com anemia falciforme geralmente herda o gene de ambos os pais. Quando a pessoa tem apenas um gene da doença falciforme não chega a desenvolver a enfermidade, diz-se que ela tem traço falciforme. Quando duas pessoas com traço falciforme têm um filho, a criança pode herdar a informação genética do traço falciforme de ambos os pais, apresentando, assim, a doença falciforme. Mas isso não é regra. Ela pode ser também apenas portadora do traço falciforme (quando recebe a informação genética do traço falciforme de apenas um dos pais) ou ainda não ter o gene da doença. Por isso é importante que se faça os exames de triagem durante a gestação e no período neonatal para identificar a presença da doença ou do traço falciforme, garantindo, assim, o acompanhamento de saúde necessário.

O exame para identificar a mutação no gene da hemoglobina é chamado de Programa Nacional de Triagem Neonatal, também conhecido como Teste do Pezinho, que deve ser realizado preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia após o nascimento¹.

O dia 19 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.

Referências

1 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Doença falciforme: diretrizes básicas da linha de cuidado. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Descritores CIAP2

B82 – Outras anemias NE

Teleconsultor

Vânia Paula Stolte Rodrigues

Enfermeira, Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1716883002673714

Com dúvida clínica?

Essa resposta foi gerada a partir de Teleconsultoria, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde.

Gostou? Tem mais!

Confira mais Perguntas Frequentes.

Veja o que tem sido mais perguntado pelos profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul.

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Nos ligue!

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Copyright © 2020 - Telessaúde MS - CETELTI Ana Damore