Tempo de leitura
2 minutos
Postagem
19/01/2023
Qual é o papel do ACS no controle da tuberculose?

O Agente Comunitário de Saúde (ACS), como importante expoente da Atenção Primária à Saúde (APS) e contribuidor para a manutenção do bem-estar público, tem papel fundamental no controle da tuberculose em seu território. Ao se pensar nas atribuições que o ACS possui pode-se citar:

  1. Divulgar essa doença como um sério problema atual na saúde pública diminuindo o estigma que afeta os acometidos pela doença. Bem como orientar a comunidade em relação às formas de transmissão e como se prevenir da tuberculose.
  2. Atentar-se aos sintomas da tuberculose e divulgá-los em seu território, encaminhando qualquer caso suspeito ou pessoas que mantêm contato com conhecidos portadores para a unidade de saúde.
  3. Buscar ativamente os casos de pacientes com a doença ativa, a fim de romper com a cadeia de transmissão da bactéria, sendo feito pelo exame do escarro, que é o principal diagnóstico utilizado.
  4. Fiscalizar a frequência desses pacientes nos serviços de saúde quando agendados, com o objetivo de trazer àqueles que não compareceram, visto que, devido ao longo tratamento (cerca de 6 meses), devem ser feitas consultas mensais para acompanhar a resposta ao tratamento e monitorar efeitos adversos.
  5. Conscientizar a população sobre a disponibilidade do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como explicar como ele é feito e sua importância de ser constantemente realizado até que a cura seja alcançada.
  6. Acompanhar o tratamento dos pacientes a fim de verificar a ocorrência ou não de efeitos adversos.
  7. Orientar as mulheres em idade fértil sobre a necessidade de usar métodos contraceptivos de barreira enquanto fazem tratamento com medicação para a tuberculose já que este diminui reduz o efeito do anticoncepcional.
  8. Realizar o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que é a tomada diária do medicamento na presença de um profissional da saúde. O ACS deve acompanhar a medicação de segunda a sexta, em casos que isso seja impossibilitado, no mínimo, três vezes na semana.
  9. Averiguar a vacinação do público infantil em seu território e direcionar as crianças menores de 5 anos sem registro da vacina BCG ou sem cicatriz vacinal no braço direito para o serviço de saúde.

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Cartilha para o Agente Comunitário de Saúde : tuberculose. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2 ahUKEwiLtqfr5Pj6AhX6FbkGHW9RAiYQFnoECBQQAQ&url=https%3A%2F% 2Fbvsms.saude.gov.br%2Fbvs%2Fpublicacoes%2Fcartilha_agente_comunita rio_saude_tuberculose.pdf&usg=AOvVaw2IMAmg_D720lCdQMldrxnQ.

Acesso em: 04 out. 2022.

Descritores CIAP2:

A70 (Tuberculose); – 46 (Consulta com profissional de APS)

Teleconsultor

Juliana Dias Reis Pessalacia – Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043784563120025

Colaboradores:

Felipe Gutierres Machado Kepe – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8137618290265888

Giulia Deziró Aranão – Graduanda do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedro Augusto Marques Prado – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Raul Junior Rossi Mendes – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Renato Pitol de Mello – Graduando do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Telefones

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

(67) 67 98468-6741

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Dúvidas clínicas são Teleconsultorias e devem ser enviadas somente pelo sistema de Teleconsultoria e não por este Fale Conosco do site. Para solicitar uma Teleconsultoria, se cadastre gratuitamente primeiro clicando aqui.

Copyright 2020 Telessaúde Mato Grosso do Sul - Todos os direitos reservados.

Post Views: 13