O que fazer em casos onde a pessoa não respeita o isolamento domiciliar após diagnóstico de Covid-19?

Tempo de leitura
2 minutos
Postagem
18/11/2021
O que fazer em casos onde a pessoa não respeita o isolamento domiciliar após diagnóstico de Covid-19?

Na suspeição da infecção pelo coronavírus, o paciente e sua família devem ser instruídos a realizar o isolamento domiciliar, a fim de evitar o contágio de outras pessoas. Se não há o cumprimento do isolamento, pode ser feita uma denúncia para a vigilância epidemiológica do município, que repassa para a equipe de saúde da família mais próxima da residência do paciente. A equipe deve conscientizar novamente a família da importância do isolamento, com o objetivo de resolver o possível problema que está impedindo o seu cumprimento, oferecendo atestado de isolamento para quem precise, além da assinatura de termo de ciência de isolamento. Caso o não cumprimento seja uma exigência laboral, a empresa será abordada e poderá sofrer consequências em nível jurídico. Mas se o paciente se mantiver resistente por si só, a equipe de saúde deve fazer novas abordagem o conscientizando e, caso ainda assim não haja o cumprimento do isolamento, poderá ainda se recorrer até a um boletim de ocorrência junto à polícia civil para posterior enquadramento da pessoa infratora – o não cumprimento do isolamento pode incorrer em sanções previstas pelo código penal.

 

Referências

Mato Grosso do Sul. Nota técnica COVID-19 Revisão 23. Secretaria do Estado de Saúde. Outubro, 2021.

Descritores CIAP2

Z28 – Isolamento social.

Teleconsultor
Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, médico de família e comunidade e docente do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas – CPTL.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7389719494618747


Thaíssa Vieira Caixeta – Acadêmica do curso de Medicina, 9º período, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas – CPTL.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7419811474975465
Com dúvida clínica?

Essa resposta foi gerada a partir de Teleconsultoria, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde.

Gostou? Tem mais!

Confira mais Perguntas Frequentes.

Veja o que tem sido mais perguntado pelos profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul.

Horário de Funcionamento

7h30 às 17h30

Horário Oficial de Mato Grosso do Sul

Nos ligue!

Telessaúde MS

(67) 3345-8070

CETELTI | TI do Telessaúde MS

(67) 3345-8011

SES | Help Desk | Suporte em TI

(67) 3323-7100, opção 1

Fale Conosco

Copyright © 2020 - Telessaúde MS - CETELTI Ana Damore